O mercado digital vem crescendo cada dia mais, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a sua definição. Entenda sobre o assunto. 

mercado digital

O que é mercado digital?

Marketing digital é o conjunto de estratégias e ações que podem ser feitas em diversos meios online, com o objetivo de promover a empresa ou produto. 

O negócio tradicional é aquele que é possível ver ao andar na rua, encontrando uma loja física com a estrutura montada.

O mercado digital, muitas vezes, não é possível visualizar nada disso, mas sim apenas uma oferta, um produto ou um serviço em páginas da web.

Os custos para começar um negócio digital são bem menores do que para dar o primeiro passo em um negócio tradicional. Basta pensar que para um empreendimento físico, logo no início é necessário:

  • Locação de espaço;
  • Estrutura;
  • Volume maior do time;
  • Equipamentos. 

Outra diferença é em relação à capacidade dos negócios digitais de atingir consumidores de todo o Brasil, até mesmo do mundo, que são brutalmente maiores.

Diferente dos negócios tradicionais, não é preciso replicar ou criar estruturas.

Os negócios digitais fazem uso da internet, logo, tanto você quanto os clientes já estão lá, porque a maioria das pessoas já fazem compras no mercado online.

 

O mercado digital funciona como uma plataforma e existem infoprodutos hospedados nesta plataforma.

Por exemplo, às vezes a pessoa quer ter mais conhecimento sobre a gestão financeira, através dos produtos, ela poderá estudar sobre a gestão financeira a distancia através das videoaulas.

Principais tipos de mercado digital

Depois de saber o que é o mercado digital e conhecer algumas diferenças entre ele e o mercado tradicional, veja alguns tipos principais de negócios digitais.

  1. E-commerce

O e-commerce tem crescido cada vez mais no mundo. O uso da tecnologia nos últimos tempos tem impulsionado as pessoas a comprarem dentro deste tipo de negócio.

Ele tem por significado o comércio eletrônico, que é a famosa loja virtual conhecida por muitas pessoas hoje em dia. 

Ele se refere às transações comerciais realizadas de forma totalmente online, isso vale para o processo todo de compra, desde a escolha do produto ou serviço até a finalização do pedido.

Para fazer boas vendas, é necessário ter uma boa gestão de startups e empreendedorismo digital para que os produtos possam ser bem colocados no site. 

Neste tipo de negócio, a única parte que existe alguma coisa do mundo físico é a logística.

 

A logística é o processo de transporte do produto que foi comprado até os consumidores.

Por isso é importante ter uma boa gestão de recursos humanos, para adquirir ótimos profissionais para colaborarem no marketing digital, busque sobre gestão de recursos humanos quantos anos é necessário para fazer uma boa organização.

Em alguns casos não será necessário a logística física, se for produtos como ebooks, cursos online ou filmes ela é feita digitalmente.

  1. Infoprodutos 

O infoproduto é um produto digital vendido através das plataformas. É possível que a maioria das pessoas já tenha consumido os produtos digitais como e-books, audiobooks ou, até mesmo, cursos online. 

Assim como no e-commerce o consumo de produtos digitais acelerou bastante no último ano. 

Para boas vendas é importante que os produtores tenham conhecimento técnico, por isso é importante aprimorar o conhecimento em uma faculdade de gestão de vendas.

  1. Prestação de serviço online

Esse é um outro tipo de negócio que acelerou muito no último ano, dando espaço para advogados, contadores, produtores, editores de vídeo, redatores, entre outros.

É possível pensar em modelos de negócio, podendo criar times para atender demandas de serviço online.

Muitas das vezes um serviço que é entregue para um cliente é possível ser transformado em um produto digital, como, por exemplo, templates de design.

  1. Produtora de conteúdo

Existem várias formas de produzir conteúdo, por exemplo, o blog e redes sociais. É possível monetizar com a venda de publicidade, voltado significativamente para a audiência, vendendo os serviços digitais como assinaturas e e-books.

Além disso, é possível vender produtos ativos através da filiação, ou seja, comercializar produtos de outras empresas.

Curiosidades sobre o mercado digital 

Com a evolução do mercado digital e a disponibilização de novas informações, muitos se perguntam sobre a verdadeira eficiência dele. Conheça algumas curiosidades sobre o e-marketing.

  1. Segmentação mais precisa

Ao contrário do marketing tradicional, em que há conversa com todo mundo para encontrar o público-alvo certo, no digital é possível ser mais certeiro, atingindo o stakeholder, mas para que seja preciso, é interessante investir na gestão de pessoas faculdade

  1. Mensuração clara

O marketing digital permite que você determine com muito mais precisão quem é a sua audiência e quais são os seus gostos e preferências. 

Da mesma forma, é possível monitorar com a mesma precisão, os resultados das ações. 

Por exemplo, no meio tradicional através do jornal não é possível saber quantas pessoas viram o anúncio da sua empresa, mas com o marketing digital isso se torna uma das possibilidades, incluindo dentro dos dados porcentagens e previsões.

  1. Inbound marketing 

O Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdos digitais relevantes.

  1. Agilidade de implementação

Apenas com um computador e muita vontade de aprender, através da internet qualquer um consegue implementar técnicas e estratégias de marketing digital em seus negócios.

O mercado digital tem se tornado muito amplo, hoje em dia uma boa administração é possível que aumente a lucratividade da sua loja online.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas. 

 

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