O ano de 2022 nem chegou, mas a temporada de dietas já está aberta, isso porque quanto mais nos aproximamos do verão a preocupação com a forma física começa a aumentar, as academias ficam mais cheias e a procura por dietas que prometem um emagrecimento cresce então hoje separamos as 5 melhores dietas para 2022.

Muitas pessoas buscam por dietas mirabolantes para emagrecer rápido para o verão e conquistar o chamado corpo de praia tão desejado, mas os excessos das festas de final de ano acabam prejudicando a perda de peso e pioram a aceitação do próprio corpo trazendo um desconforto.

Então se você está preocupado em emagrecer para o verão saiba que é importante observar se existe ou não um exagero no consumo calórico, especialmente em calorias vindas dos carboidratos que é um macronutriente essencial e muito acessível, pois quando o objetivo é perder peso e gordura é preciso que a ingestão de carboidratos sejam reduzidas.

Para ajudar no a acelerar o processo de emagrecimento mostraremos a seguir as 5 melhores dietas para 2022, mas é importante ressaltar que é preciso buscar por sempre por ajuda profissional antes de seguir qualquer uma delas a fim de deficiências nutricionais e prejuízos a saúde.

1 – Dieta Low Carb

 Na dieta low carb há uma restrição no consumo de carboidratos ficando então abaixo de 40% das calorias totais ingeridas, ou seja, dos 100% das calorias diárias  consumidas nessa dieta cerca de 39% ou menos delas vem dos carboidratos e é por isso que essa é uma dieta muito flexível, adaptável e fácil de aderir, ela tem como objetivo além da redução do peso promover uma reeducação alimentar.

Nessa dieta deve é preciso limitar o ingestão de calorias para que assim haja a redução da gordura corporal, especialmente os carboidratos e deve-se levar em conta a rotina e o nível de treinamento de cada pessoa, pois na grande maioria das vezes esse macronutriente é consumido em excesso o que leva ao acúmulo de gordura.

Na dieta low carb é importante priorizar a qualidade dos carboidratos optando pelos chamados complexos como os grãos e farinhas integrais, os tubérculos, as frutas com baixa quantidade de açúcar e vegetais como os folhosos que são ricos em fibras, aqui ainda é permitido variar gorduras e proteínas.

E é preciso evitar os carboidratos simples, como o açúcar refinado, doces, bolos, pães, massas e alimentos processados industrialmente como os sucos de caixinha, refrigerantes e iogurtes saborizados, nesse dieta bebidas alcoólicas não são permitidas.

5 melhores dietas para 2022

2 – Dieta Cetogênica

 A dieta cetogênica é uma variação da dieta low carb onde sua finalidade é utilizar as gorduras como fonte de energia, ela promove então uma adaptação fisiológica onde acontece a liberação dos corpos cetônicos para poder suprir a demanda de energia que o corpo necessita no lugar da glicose, dessa forma há um maior gasto calórico devido ao trabalho do corpo para gerar energia.

Nesse tipo de dieta se restringe em apenas 50g a quantidade de carboidratos consumidos ao dia, essa é uma dieta rica em gorduras boas como o óleo de coco, azeite de oliva, frutas como o abacate, oleaginosas como as castanhas, nozes, amêndoas e afins, aqui as carnes, folhas e proteínas como os ovos também são permitidos e trazem uma maior saciedade.

O consumo de todos os carboidratos de um modo geral não são recomendados e é preciso evitar todo o tipo de frituras, em média o período de adaptação dessa dieta é de 10 dias.

3 – Jejum Intermitente

O jejum intermitente em si não é bem uma dieta, ele se trata de um privação de alimentos por um certo período de tempo, esse período pode variar entre 12h 16h 20h chegando até a 24h com intervalos para alimentação após esse período, ou seja, a cada 16 horas de jejum seguidas por exemplo abre-se então uma janela de 8h para ser alimentar.

Os benefícios dessa dieta vão além da perda de peso, ele é capaz de reduzir os níveis de insulina de forma mais impactante que as dietas comuns, dessa forma ela promove uma melhora no aproveitamento da glicose no organismo reduzindo então as necessidade desse nutriente, é importante destacar que depois da realização do período de privação [e necessário quebrar o jejum com carboidratos de qualidade e proteínas evitando fast food por exemplo.

4 – Dieta Hipocalórica

 A dieta hipocalórica tem como objetivo promover uma menor ingestão de calorias do que se gasta normalmente, é um redução calórica que acontece de forma gradativa, que quando feita de forma convencional estimula a redução gradual de peso , sem que seja preciso nenhum preparo ou adaptação, nessa dieta 55% das calorias totais são carboidratos.

Nessa é permitido comer de quase tudo um pouco, priorizando uma alimentação variada e moderada, sem exceder as calorias diárias evitando o consumo excessivo de doces evitando frituras, alimentos processados, refinados e também consumo de álcool.

5 melhores dietas para 2022

5 – Dieta Detox

 A dieta detox como o próprio nome diz sua principal finalidade é desintoxicar o organismo ajudando na eliminação de toxinas e outras substâncias nociva para o organismo e é utilizada como boa estratégia para emagrecer uma vez que promove a e eliminação do excesso de líquidos do corpo fazendo-o desinchar.

Esse tipo de dieta também pode ser indicada para quem fez o uso de algum tipo de medicamento por um período prolongado ou após períodos de excessos alimentares como é caso do Natal, semana santa e carnaval por exemplo.

Na dieta detox já um consumo maior de vegetais, frutas e leguminosas e o famoso suco verde que são ricos em antioxidantes, fibras e minerais que fortalecem a imunidade, contribuem para o bem-estar, melhoram o sono e ainda são capazes de prevenir doenças como a obesidade, diabetes e até mesmo o câncer, também entram na dieta proteínas magras, cereais integrais, gorduras saudáveis, ervas e especiarias.

Nessa dieta é preciso evitar alimentos industrializados, açúcar e farinha refinados, sorvetes, enlatados, frituras, óleos vegetais refinados, pizza e álcool.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *