No ambiente de negócios atual, sustentar o crescimento e a lucratividade nunca é uma garantia. Os avanços encurtam os ciclos de vida de produtos e serviços e novos concorrentes surgem de fora da indústria. 

 

Essa constante instabilidade, faz com que seja necessário buscar novas oportunidades. Pensando nisso, fizemos este texto para expor como identificá-las. Então, saia de trás de sua mesa rústica de madeira e venha com a gente!

 

Segmentação do consumidor

 

Para entender sua demanda, identifique algo em comum que seus consumidores compartilham. Essas características podem ser variáveis ​como idade, sexo, local de residência, escolaridade, ocupação e nível de renda ou estilo de vida, atitude, valores e motivações de compra.

 

Variáveis mais complexas, podem ajudar a estimar o número de leads que uma empresa pode ter. Por exemplo, um produtor de armário de aço 2 portas deve saber quantos usuários do produto vivem em um determinado trecho. 

 

Elas irão identificar as motivações que levam às decisões de compra, incluindo preço, prestígio, conveniência, durabilidade e design.

 

Pense numa empresa de água engarrafada. Há vários anos, as vendas estavam caindo e os gestores procuravam um novo produto. Foram identificados dois fatores por trás do consumo de bebidas não alcoólicas: saúde e sabor. 

 

O produto foi percebido como saudável, mas não ofereceu o atributo de bom gosto. Já os refrigerantes e sucos tinham um gosto bom, mas eram altamente calóricos. 

 

A empresa via a brecha das bebidas saudáveis ​​que oferecessem sabor. Como resultado, lançaram águas engarrafadas aromatizadas com grande sucesso. 

 

Isso realmente aconteceu na Argentina onde, desde o lançamento, em 2002, supera gigantes como Coca Cola e Nestlé. A partir de 2016, ainda tinha 57% de participação de valor de comércio neste nicho.

 

É impressionante avaliar que acertaram em cheio, num ponto onde ninguém olhava.

 

Análise da situação de compra

 

As situações de compra também devem ser examinadas para descobrir oportunidades de expansão. As perguntas a serem feitas ao revisá-las, são:

 

  • Quando as pessoas compram nosso produto ou serviço (seja ele um carro ou um servomotor)?
  • É quando eles precisam?
  • Onde as pessoas fazem a compra?
  • Como eles pagam?

 

Observar os canais de distribuição, métodos de pagamento e todas as outras circunstâncias que envolvem este tipo de caminho, pode ensinar como os consumidores adquirem os produtos e como você deve posicioná-los. 

 

Oferecer novas alternativas de compras pode trazer novos clientes. Por exemplo, máquinas de venda de lanches como iogurtes e sucos foram introduzidas nos corredores do metrô, promovendo o consumo em movimento.

 

Outro aspecto a explorar é a aceitação de diferentes meios de pagamento. A Amazon lançou, recentemente, o Amazon Cash, permitindo que consumidores sem cartão de crédito façam compras online.

 

São determinadas as chances que o empreendedor deve estar atento. De nada adianta estagnar-se, olhar para seus concorrentes faturando alto e não fazer nada para ter uma fatia do mercado.

 

Então, saia da zona de conforto e venha garantir um sem número de possibilidades. Você está pronto para maiores lucros e leads de qualidade? Esperamos que sim!

 

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Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais. 

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