Você consome o arroz branco ou arroz integral? Nessa resenha vou te contar sobre todos os benefícios do arroz integral e os motivos pelos quais você deve colocá-lo em sua dieta.

O arroz integral é de origem asiática, do grão da Oryza sativa, muito popular em todo o mundo e muito conhecido por ser muito benéfico para a saúde. Esse cereal possui muitas espécies e formas e é cultivado em todo o mundo.

O arroz é consumido diariamente pelos brasileiros, portanto, você deve saber mais sobre seus benefícios. Continue lendo essa resenha.

Arroz integral

Arroz branco ou integral?

Falando em calorias, não existe muita diferença entre o arroz branco e o arroz integral, porém em relação a benefícios para a nossa saúde, existem diferenças significativas.

O arroz branco é feito do polimento do arroz integral, ou seja, acontece a remoção da casca do arroz e é exatamente nesta casca que se concentra a maior parte das fibras alimentares e dos nutrientes.

Já o arroz integral, os grãos ficam inteiros, todos os componentes do grão ficam intactos, por isso podemos afirmar que o arroz integral é muito mais nutritivo do que o arroz branco.

Arroz integral e suas propriedades

O arroz integral é composto basicamente de amido, na sua camada externa encontramos proteínas e gorduras, minerais, vitaminas e fibras insolúveis e solúveis, e os fenólicos que possuem ações antioxidantes.

O arroz integral ajuda a emagrecer?

Consumir o arroz integral diariamente ajuda a perder peso, porém é necessário manter uma dieta e uma rotina, com uma alimentação balanceada e saudável. O arroz também evita o acumulo das gorduras, como na região abdominal e mantem a saciedade.

arroz integral

 

 

Benefícios do arroz integral

O arroz integral ajuda na perda de peso pois ajuda a manter a saúde do intestino, por causa de suas fibras solúveis e insolúveis, mantendo o funcionamento correto do intestino, evitando que aconteça constipação.

Ele possui pectina que é uma fibra solúvel que ajuda na redução dos fatores que podem acarretar em doenças cardiovasculares, com o caso do colesterol. A pectina elimina o colesterol pelos sais biliares e ajuda na redução da absorção do colesterol, carboidratos e gorduras durante a digestão.

O arroz integral também é ótimo para desenvolver massa muscular pois garante muito mais energia durante o dia, isso acontece porque nos grãos encontramos um alto teor de carboidratos de digestão lenta, dessa forma não acontece os picos de glicemia, pois a glicose é liberada de forma gradual no sangue, fornecendo glicose para os músculos.

Além desses benefícios, o arroz integral ajuda a prevenir doenças autoimunes e inflamatórias, certos tipos de câncer, danos aos olhos e a pele e diabetes.

O arroz integral possui ótimos benefícios para a saúde, sendo ótimo para a perda de peso e ganho de massa muscular, não deixe de introduzir este grão na sua dieta e em suas receitas.

 

Além do arroz integral ser muito benefício, ele é saboroso e muito fácil de preparar, garanta seus benefícios e não deixe de consumi-lo diariamente em sua alimentação.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *