B2B significa “business to business” e é um modelo de negócios no qual as empresas criam produtos e serviços para outras organizações. Elas podem ser de nichos variados como,  por exemplo, softwares de serviço, empresas de marketing e negócios que criam e vendem vários suprimentos, como catalisador de tinta.

 

Não importa o tamanho do seu negócio, em algum momento vai precisar adquirir produtos ou serviços das B2Bs. Mas para entender melhor sobre o tema e como aplicá-lo em sua indústria, continue com a gente.

 

O que é B2B?

 

Este é um modelo em que empresas e organizações trocam bens e serviços. Por exemplo, uma indústria pode contratar outra para fornecer as matérias-primas necessárias na fabricação de um determinado material.

 

Além disso, outras podem precisar adquirir matérias primas para abastecer seu estoque ou contratá-las para garantir suas operações, projetar seu logotipo ou escrever o conteúdo do site. Os consumidores não são um fator direto nessas transações, mas são um dos motivos mais relevantes pelos quais as B2B trabalham juntas.

 

Mas o B2B não é o único modelo de negócios envolvido neste caminho. Há também as B2C (business-to-consumer), que fazem todo este trâmite diretamente para os clientes finais. De um modo geral, todo este processo é como um tubo flexível, que se adapta às várias condições.

 

Como aplicar o B2B em sua indústria

 

Esta aplicação do conceito dentro de sua indústria irá requerer um mapeamento claro da jornada e a identificação de lacunas de desempenho. Quando isso é devidamente calculado, podemos agilizar este processo.

 

Dentre as diretrizes mais pertinentes, temos:

 

  • A criação de uma métrica mensurável;
  • A coleta de dados confiáveis ​​em um volume alto o suficiente para determinar estatísticas que determinarão o sucesso neste caminho.

 

Aqui estão alguns experimentos simples que você pode tentar em sua empresa B2B:

 

  • Descontos e recompensas: Incentivos podem ser uma ótima maneira de aumentar suas vendas. Tente colocá-los em pontos da jornada do cliente em que há uma alta taxa de desistência;
  • Ofereça avaliações gratuitas: Pense que tem uma empresa de ímã de ferrite. Você pode seduzir clientes em potencial, dando a eles uma amostra do seu produto gratuitamente. Identifique os prós e contras em suas opiniões e terá um público para concentrar seus esforços;
  • Entenda seu público-alvo, os canais que eles usam e o melhor a ser usado nesta conversão;
  • Encontre estratégias para penetrar nesses canais;
  • Crie funis de marketing B2B de acordo com seus objetivos;
  • Experimente diferentes estratégias até encontrar uma que lhe dê todos os objetivos desejados;
  • Meça, analise e otimize o desempenho para aproximá-lo das metas;
  • De tempos em tempos, reflita todo seu plano e seja crítico com ele.

 

No fim das contas, é ideal que tudo isso seja tratado com os outros sócios e gerentes, pois a comunicação horizontal também faz com que a cultura empresarial se fortaleça. 

 

Quando entender tudo isso, certamente terá as habilidades para assumir todas as novas estratégias futuras e se adaptar às novas formas de fazer negócios.

 

Enfim, esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

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