Independentemente do setor ou da localização, a transformação digital está no topo da lista das principais prioridades de quase todas as empresas.
À medida que elas buscam maneiras de acompanhar a velocidade da tecnologia, o aumento dos dados disponíveis e as demandas de clientes, é fundamental ter um plano digital, que seja como uma espécie de tubo flexível.
Quer entender melhor sobre o tema e como se preparar para as mudanças? Então, vem com a gente!
Pilares da Transformação
Antes de qualquer marca buscar uma transformação digital, ela deve construir alguns pilares, sendo eles:
- A transformação cultural: é como sua empresa pensa sobre a abordagem de trabalho e como deseja que seus clientes a percebam. A maneira como lidou com as coisas nos últimos 20 anos, não é sustentável nos próximos 20.
A disposição de abraçar a mudança é obrigatória para quem queira fazer mudanças significativas. Isso será como um Imã de Ferrite e trará novos clientes até você.
- A transformação de talentos: se concentra no talento que deseja atrair ou reter. Para acompanhar as mudanças, você precisa investir em novas habilidades. À medida que a concorrência aumenta, precisa se comprometer a educar e desenvolver seus funcionários, mantendo o conhecimento institucional.
Tenha lealdade, pois isso reduzirá a rotatividade e, finalmente, economiza o dinheiro da empresa.
- A transformação digital se dá quando se aproveita as novas tecnologias, se afasta de processos desatualizados e adota sistemas orientados a dados. Elas são importantes para atender às demandas de seus clientes.
Depois de se comprometer com o conceito, já estará pronto para prosseguir. No entanto, a comunicação e a adesão também são requisitos para o sucesso.
Buscar alinhamento antes de mergulhar nestas Bacias de contenção é o ideal. Aqui estão algumas considerações para ajudar a conduzir o processo.
O gerenciamento de mudanças é difícil, mas vale
O gerenciamento de mudanças é um elemento crítico de uma transformação bem-sucedida, mas também é o mais difícil. Requer um propósito, ou seja, responder às seguintes questões:
- O que buscamos em uma transformação?
- Por que vale a pena gastar estas quantias consideráveis?
- O que ganha com isso?
Todos na empresa, desde a diretoria até a equipe, devem entender por que a transformação é importante e como todos ficarão melhores ao atingirem esses objetivos.
Compartilhando Lições Aprendidas
É vital manter todas as partes informadas. Como as coisas podem dar errado, a única coisa que mantém todos alinhados é a comunicação. Saiba sempre para onde estão indo e porque seguir este caminho.
Comunicar esses pontos apenas uma vez, não é suficiente. Quando o embate acontece e as pessoas mudam de função, a comunicação contínua é ainda mais importante para manter o alinhamento.
Além disso, compartilhar o progresso e as pequenas vitórias será imprescindível para que todos tenham o engajamento necessário e a ciente do progresso (que às vezes pode ser meticulosamente lento).
Com isso dito, é válido tirar as ideias do papel, fazer reuniões com os gestores e aderir a tudo isso rapidamente. Senão, ficará vários passos atrás da concorrência
Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.