Independentemente do setor ou da localização, a transformação digital está no topo da lista das principais prioridades de quase todas as empresas. 

À medida que elas buscam maneiras de acompanhar a velocidade da tecnologia, o aumento dos dados disponíveis e as demandas de clientes, é fundamental ter um plano digital, que seja como uma espécie de tubo flexível

Quer entender melhor sobre o tema e como se preparar para as mudanças? Então, vem com a gente!

 

Pilares da Transformação

Antes de qualquer marca buscar uma transformação digital, ela deve construir alguns pilares, sendo eles:

 

  • A transformação cultural: é como sua empresa pensa sobre a abordagem de trabalho e como deseja que seus clientes a percebam. A maneira como lidou com as coisas nos últimos 20 anos, não é sustentável nos próximos 20. 

 

A disposição de abraçar a mudança é obrigatória para quem queira fazer mudanças significativas. Isso será como um Imã de Ferrite e trará novos clientes até você.

 

  • A transformação de talentos: se concentra no talento que deseja atrair ou reter. Para acompanhar as mudanças, você precisa investir em novas habilidades. À medida que a concorrência aumenta, precisa se comprometer a educar e desenvolver seus funcionários, mantendo o conhecimento institucional. 

 

Tenha lealdade, pois isso reduzirá a rotatividade e, finalmente, economiza o dinheiro da empresa.

 

  • A transformação digital se dá quando se aproveita as novas tecnologias, se afasta de processos desatualizados e adota sistemas orientados a dados. Elas são importantes para atender às demandas de seus clientes.

 

Depois de se comprometer com o conceito, já estará pronto para prosseguir. No entanto, a comunicação e a adesão também são requisitos para o sucesso. 

Buscar alinhamento antes de mergulhar nestas Bacias de contenção é o ideal. Aqui estão algumas considerações para ajudar a conduzir o processo.

 

O gerenciamento de mudanças é difícil, mas vale

O gerenciamento de mudanças é um elemento crítico de uma transformação bem-sucedida, mas também é o mais difícil. Requer um propósito, ou seja, responder às seguintes questões: 

 

  • O que buscamos em uma transformação? 
  • Por que vale a pena gastar estas quantias consideráveis? 
  • O que ganha com isso? 

Todos na empresa, desde a diretoria até a equipe, devem entender por que a transformação é importante e como todos ficarão melhores ao atingirem esses objetivos.

 

Compartilhando Lições Aprendidas

É vital manter todas as partes informadas. Como as coisas podem dar errado, a única coisa que mantém todos alinhados é a comunicação. Saiba sempre para onde estão indo e porque seguir este caminho. 

Comunicar esses pontos apenas uma vez, não é suficiente. Quando o embate acontece e as pessoas mudam de função, a comunicação contínua é ainda mais importante para manter o alinhamento. 

 

Além disso, compartilhar o progresso e as pequenas vitórias será imprescindível para que todos tenham o engajamento necessário e a ciente do progresso (que às vezes pode ser meticulosamente lento).

Com isso dito, é válido tirar as ideias do papel, fazer reuniões com os gestores e aderir a tudo isso rapidamente. Senão, ficará vários passos atrás da concorrência

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Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

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