Todo mundo já ouviu falar que consumir fibras faz bem para o organismo. O que muita gente não sabe, é quais são os alimentos ricos em fibras e que tem função benéfica ao organismo. Leia este artigo até o final e descubra que o consumo de aveia faz bem.

  • Fonte de energia e carboidratos

A aveia tem baixo índice glicêmico, isso significa que os carboidratos que estão na sua composição serão absorvidos de forma mais lenta pelo organismo, assim não haverão picos de glicemia e por consequência de insulina.

Para quem pratica atividade física, esse é o tipo de carboidrato ideal, pois os carboidratos ficarão disponíveis na corrente sanguínea por um período maior, e ainda aumenta a queima de gordura durante a prática de exercícios.

Seu grande diferencial, comparado a outros alimentos na mesma categoria, é que a aveia tem fibras com maior qualidade, trazendo diversos benefícios ao organismo.

  • Mantém a saciedade.

Isso é possível graças à perfeita combinação de carboidratos e proteínas que há em sua composição. Se consumida regularmente, a aveia pode ser bastante eficiente e funcional para seu organismo.

Além disso, ela contribui para o melhoramento do organismo e é aliada como preventivo para algumas doenças e manutenção da homeostase de diversos órgãos do corpo.

Existem estudos que comprovam que alguns componentes presentes em sua composição são capazes de controlar infecções bacterianas, impedindo sua expansão e crescimento. A aveia em flocos ainda é capaz de elevar a imunidade.

Consumo de aveia faz bem

  • Auxilia na perda de peso.

Apesar não ter um valor calórico considerado baixo, o consumo regular, em quantidade adequadas, faz da aveia uma excelente aliada no processo de emagrecimento saudável.

Como é muito rica em fibras, a sensação de saciedade que ela provoca se estende por longo período, assim, no momento das refeições você fará um consumo menor, facilitando o seu cumprimento da dieta.

  • Contribui para o ganho de massa muscular.

Se adicionar a aveia no seu plano alimentar, ela será uma excelente opção para que seu corpo obtenha a quantidade necessária de proteína para recuperar e estimular o músculo durante as atividades físicas.

Essa contribuição para o ganho de massa muscular ocorre porque, para crescer, os músculos precisam de energia, e a aveia é uma excelente fonte energética.

  • Atua na prevenção de doenças.

Por diminuir a taxa de absorção dos carboidratos, a aveia ajuda prevenir o diabetes, pois melhora a sensibilidade do organismo à insulina.

Devido à sua quantidade elevada de fibras, a aveia participa ativamente da regulação intestinal, pois quando ingerida e em contato com a água, ela se transforma numa espécie de gel que atua estimulando o trato intestinal.

O intestino, quando estimulado corretamente, atua ativamente na eliminação de substâncias tóxicas de maneira mais rápida, ativando a renovação celular, por consequência ainda consegue reduzir as chances de câncer intestinal.

Podendo ser consumida em flocos, farelo ou farinha, a aveia faz muito bem para o seu organismo e não só pode como deve ser incluída no seu plano alimentar, pois sua contribuição para a manutenção da saúde é comprovada.

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