Como profissional de marketing, analisar dados digitais é a melhor maneira de ver se suas táticas estão funcionando e onde podem melhorar. É como uma luminária de emergência que surge sempre que chega perto do ideal.

Para fazê-los adequadamente, precisará saber quais métricas observar – então, vamos examinar algumas das melhores maneiras de entrar neste conceito e entender o que essas ideias podem fazer para ajudar sua empresa a ter sucesso.

 

Receita de Vendas

A primeira métrica a ser monitorada e analisada é a receita de vendas. Nem sempre é fácil vinculá-la às suas campanhas de marketing, mas sem ela você não tem ideia se seu marketing digital está valendo a pena.

Para fazer a medição, utilize um programa especializado em medir tais componentes e outros indicadores chave de desempenho (os chamados KPIs). O objetivo é ver uma diferenciação clara e um aumento, ano a ano, em suas vendas que podem ser associadas às suas iniciativas de marketing digital.

Hipoteticamente, é como se colocassem fitas isolantes para que os conectores elétricos de uma casa tivessem mais segurança e durabilidade.

 

Taxa de Retenção de Clientes

Mesmo com tudo isso exposto acima, faço a seguinte pergunta: como os dados digitais podem ajudar na retenção de clientes?

Lembre-se, os leads ou clientes atuais são seus ativos mais valiosos e retê-los ao longo do tempo é importante. Ter isso metrificado é absolutamente essencial. Felizmente, é relativamente fácil de moldá-lo, desde que você compile informações simples (por exemplo, tempo entre compras e taxa de compra repetida, por exemplo, de materiais como catalisador para tinta). 

Agora pode ver o quão bem está retendo os clientes atuais e determinar como aumentar essa taxa ao longo do tempo por meio de esforços como campanhas de retargeting, impulsionamento no Instagram, melhora no SEO do site e etc.

 

Engajamento de Redes Sociais

Muitas campanhas referentes a dados digitais se concentram nas redes sociais. O engajamento nestes sites é uma das métricas mais importantes para analisar a longevidade de sua marca e como as pessoas interagem com ela.

Agindo assim, poderá reter localização, idade, interesses de compra, periodicidade que entra em seu site e muito mais!

Para medir as taxas de engajamento, primeiro se concentre em colocá-las em um aplicativo de agendamento que seja altamente eficaz, porque muitos deles rastreiam análises sem que o gestor precise fazer nada.

Um dos dados mais importantes de se acompanhar é a taxa de engajamento. Para encontrar este número por postagem, registre o número de interações (por exemplo, curtidas, compartilhamentos e comentários) que a postagem recebe. 

Dívida isso pelo alcance da postagem e multiplique o resultado por 100 – esta será a porcentagem. Os benchmarks para plataformas de rede social são diferentes. Instagram e Facebook veem taxas de engajamento em torno de 0,08%, enquanto o Twitter vê taxas de engajamento em torno de 0,05%.

Agora que já tem a ideia de como realizar uma análise de dados perfeita e como fazer para reter boa parte dos visitantes, tire as ideias do papel e veja os lucros crescerem dia a dia.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

 

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

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