Sem dúvidas uma das perguntas mais comuns que as pessoas que estão no processo de emagrecimento ou praticam exercícios físicos fazem é: Por que eliminar gordura abdominal é tão difícil? Saiba que diversos fatores podem interferir e hoje você vai ver algumas dicas para perder barriga de forma eficaz.

Antes de mais nada é importantes destacar que é algo perfeitamente normal as pessoas levarem mais tempo para conseguir reduzir as medidas abdominais mesmo com uma alimentação balanceada e uma rotina de exercícios físicos e tanto as mulheres quanto os homens podem sofrer com esse problema.

Mas afinal por que perder barriga é algo tão difícil? Isso acontece porque existem diversos fatores que favorecem o acúmulo de gordura na região abdominal e que acabam dificultando a sua perda e que estão ligados diretamente a alimentação, sedentarismo, problemas hormonais, idade e até mesmo a genética.

Dicas para perder barriga

Por que o acúmulo de gordura acontece no corpo?

É simples, quando o consumo calorias passa a ser menor do que se gasta aliado a prática de exercícios físicos isso faz com que o corpo se mantenha ativo e dessa forma a gordura armazenada é reduzida.

Então essa gordura se desprende da área onde estava localizada esse é o processo chamado de lipólise, após esse processo a gordura então solta parte para corrente sanguínea e servirá como fonte de energia para as células.do corpo.

Dentro das células a gordura passa a produzir a molécula conhecida como ATP (um tipo de combustível) e se as células não utilizarem toda a gordura disponível na corrente sanguínea ela volta a ser armazenada gordura corporal.

As células do corpo possuem receptores hormonais capazes de estimular a queima de gordura como a lipólise, esses receptores por sua vez são divididos entre alfa e beta, enquanto os receptores beta favorecem a queima de gordura os receptores alfa agem bloqueando a sua mobilidade.

É importante destacar que a quantidade desses receptores pode variar de acordo com cada região do corpo e é por isso que o acúmulo de gordura pode aparecer com facilidade em algumas áreas como por exemplo na barriga e em outras não.

 

E o que fazer para perder barriga?

Para eliminar a gordura abdominal é recomendado ter uma alimentação saudável e equilibrada em conjunto com a atividade física regular, dessa forma é possível queimar a gordura está acumulada, acelerar o metabolismo e melhorar o sistema cardiovascular.

Tudo isso permite que o corpo passe a gastar mais energia durante todo o dia e também durante a noite enquanto em descanso, favorecendo então a perda de gordura corporal como a localizada na região abdominal.

Também é importante passar a investir em alimentos com poder termogênico natural como o por exemplo o chá verde que é capaz de acelerar o metabolismo e tem efeito diurético que reduz o acúmulo de líquidos e elimina a gordura do corpo de forma rápida.

Mas além dessas existem outras dicas para perder barriga, entre elas estão:

– Beber Chá Verde

 Uma das dicas para perder barriga além água é apostar no consumo de chás pois ele ajudam a eliminar toxinas e o excesso de líquidos no corpo, alguns desses chás ainda são capazes de aumentar o metabolismo e favorecer o processo de queima de gordura o que acaba contribuindo para a perda de peso.

Um excelente opção entre eles é o tão famoso chá verde que possui em sua composição uma grande quantidade de catequinas, cafeínas e polifenóis que tem propriedades termogênicas e ajudam a secar a gordura da barriga, sendo ideal beber de 3 a 5 xicaras por dia para essa finalidade.

Dicas para perder barriga

– Fazer exercícios físicos regulares

Sem dúvidas a melhor maneira de queimar gordura da barriga é realizar exercícios físicos de forma regular e mais uma das dicas para perder barriga e emagrecer de forma rápida é combinar exercícios aeróbicos como por exemplo a corrida ou a caminhada rápida com os exercícios anaeróbicos de alta intensidade com a musculação.

Esses exercícios se complementam entre si e precisam ser realizados de 3 a 5 vezes durante a semana e com pelo menos 1 hora de duração para conseguir assim alcançar os resultados desejados e um barriga “chapada’’.

– Consumir alimentos ricos em fibras 

 Para perder barriga é importante incluir na dieta alimentos ricos em fibras, preferencialmente as frutas e os legumes, pois dessa forma o intestino funciona melhor e a prisão de ventre e o uso de medicamentos que irritam causam gases e o inchaço da barriga são evitados.

O alimentos ricos em fibras solúveis que podem ajudar a perder a barriga estão a aveia, cevada, linhaça, chia, gérmen de trigo, feijão, brócolis cozido, couve de Bruxelas, abacate, maçã com casca e pêra por exemplo, sendo recomendado 1 porção 1 colher de sopa ao dia de 3 em 3 horas.

As fibras solúveis trazem saciedade após as refeições ajudando a comer menos ao longo do dia o que acaba auxiliando na perda da barriga e no processo de emagrecimento.

– Eliminar o consumo de açúcar

 Uma das dicas para perder barriga  mais importantes é eliminar o açúcar da alimentação, isso porque após a sua ingestão ele é transformado em pura energia que por sua vez acaba sendo armazenada no organismo em forma gordura especialmente na região abdominal além de ser extremamente calórico.

Os adoçantes também não são aconselhados pois contém muitas toxinas que são altamente prejudiciais para o emagrecimento, no entanto as pessoas que encontrarem dificuldades de retirar totalmente o açúcar dos alimentos podem usar como alternativa o mel ou a Stevia que é um adoçante natural, mas desde que seja consumido em pequenas quantidades.

alimentos ricos em fibra

O que fazer para a barriga não voltar?

Para a barriga não voltar é importante continuar praticando os exercícios físicos regularmente e manter um alimentação saudável evitando o consumo de alimentos processados industrialmente, ricos em açúcar,  gorduras trans, carboidratos e bebidas alcoólicas.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *