Você costuma acompanhar os resultados da sua empresa? É uma daquelas pessoas que sempre quer saber como está o desempenho dentro de algumas áreas de seu negócio como o setor financeiro, de vendas e de marketing? Bom se a resposta for sim, você provavelmente deve conhecer o que são métricas e KPIs, correto?

Esses são dois termos bem conhecidos dentro do mercado para todo mundo que deseja mensurar seus resultados na venda de seu imã de ferrite, por exemplo, mas muitas pessoas acham que métricas e KPIs são a mesma coisa e possuem a mesma função. 

Na realidade, eles são completamente opostos um do outro, e no texto de hoje, nós vamos te ajudar justamente a entender quais são essas diferenças, preparado para conhecê-las? Então vem com a gente que te explicamos!

 

O que são as métricas?

Vamos começar explicando primeiro o que são as métricas, elas consideradas informações no estado bruto, ou seja é um número que mostra um comportamento específico, seja de consumidores, vendas, acessos do site, cliques no link, interação, engajamento com seu post e por aí vai. 

Ela fornece informações gerais sobre uma determinada ação, e não estão exatamente relacionadas dentro de uma estratégia de negócios, elas podem fornecer dados como número de visitas em um site; taxa de rejeição; taxa de cliques entre outros. 

 

E os KPIs, o que são?

Já os KPis são considerados estratégias criadas justamente a partir das métricas coletadas, e tentam de alguma maneira, mensurar o objetivo traçado. Vamos supor que você tenha uma meta de vendas, como por exemplo vender uma determinada quantidade do seu tubo flexível até o final da semana. 

Então você monta uma campanha de vendas e os KPIs vão te ajudar a entender se ela teve sucesso ou não, afinal, você conseguirá calcular a taxa de conversão de seu negócio, tendo noção de quantas pessoas se tornaram visitantes para leads e de leads para clientes durante esse período de vendas. 

De forma resumida, os KPIs servem para coletar informações disponibilizadas pelas métricas, e te ajudar a montar uma melhor estratégia de negócio, utilizando relatórios e entendendo melhor o desempenho do seu negócio. 

Entre os principais KPIs temos a taxa de conversão; custo de aquisição de clientes; ROI entre outros. 

 

Quais as principais diferenças entre as métricas e os KPIs

Agora que você já entendeu como eles funcionam isoladamente vamos falar um pouco das principais diferenças de ambos, o primeiro fator que vale ressaltar é que tanto métricas quanto KPIs trazem informações relevantes para você moldar suas estratégias de negócios, porém de um jeito diferente. 

As métricas são usadas como a grande base dos KPIs, servindo de referência para a montagem deles, como já citamos, elas são considerados os dados brutos, ou seja aquela informação inicial é mais simples sobre o número de vendas das suas bacias de contenção

Já os KPIs, são os indicadores definidos pelos gestores para analisar o desempenho e resultados da organização, auxiliando nas tomadas de decisão, e ajudando a ter uma visão melhor sobre determinada ação, vamos dar alguns exemplos para que fique ainda mais fácil de entender. 

Em uma situação hipotética, a métrica seria a quantidade de funcionários, já os KPIs seria a produtividade dos funcionários, com base em horas para cada atividade x o resultado de seus esforços. 

Ou seja, os KPIs sempre serão as informações mais completas, valiosas e detalhadas dentro de uma empresa, e utilizados geralmente, para moldar suas estratégias e saber como está o desempenho e quais atitudes tomar. 

Já as métricas são os dados brutos e gerais do seu negócio, informando de forma mais rasa para que você tenha uma noção do andamento de seus processos e fazendo com que você possa se aprofundar nele posteriormente. 

Você já sabia dessas diferenças entre métricas e KPIs? Conte para a gente nos comentários e não se esqueça de compartilhar o texto com seus amigos caso tenha curtido, até a próxima!

 

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções industriais. 

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