Diversas pessoas descobrem novas dietas na internet por meio de vídeos, postagens nas redes sociais e coisas deste tipo, o fato é que as mesmas decidem fazer e com o passar do tempo, os riscos das dietas da moda só aumentam.

Por conta deste tipo de comportamento, muitas pessoas acabam enfrentando problemas por causa de uma má alimentação e precisam ir ao médico. Diversos sintomas surgem quando nos alimentamos mal.

Muita gente acredita que fazer uma dieta que viu na internet e mudar drasticamente a alimentação do dia para a noite vai mudar a vida delas e trazer o emagrecimento rápido e com muita saúde.

O fato é que o emagrecimento não vai chegar de forma tão simples assim. Dietas feitas sem a recomendação de um profissional nutricionista podem trazer diversos problemas para a nossa saúde.

Por isso os riscos das dietas da moda são muitos e hoje falaremos mais sobre eles e como você pode evitar este tipo de problema e ter uma boa alimentação com uma maior qualidade de vida!

os riscos das dietas da moda

Restrição alimentar causa problemas:

Se você está pensando em fazer uma dieta da moda, saiba que o seu corpo organismo é diferente do de todas as pessoas e este tipo de prática poderá gerar diversos problemas para a sua saúde.

Existe uma crença de que comer menos faz perder peso, de fato isto é verdade. Porém, este tipo de prática apenas é indicada para as pessoas mais saudáveis e ainda assim quando passada por um profissional da nutrição.

Cortar alguns alimentos de repente pode gerar diversos problemas, por exemplo se você come carne e decide parar de comer em um dia e seguir uma dieta vegana. Você pode ter sérios problemas por falta de nutrientes e proteínas.

Os riscos das dietas da moda estão exatamente aí. Frequentemente vemos pessoas famosas emagrecendo muito ou conseguindo um corpo totalmente bonito em pouco mais do que um mês, mas isto é feito com total acompanhamento nutricional.

Se você não tem este acompanhamento, não deve cortar nenhum tipo de alimento. Ter uma mudança brusca de alimentação significa em perder nutrientes e vitaminas rapidamente.

Riscos das dietas da moda:

Dietas restritivas não são seguras para a saúde e podem gerar a deficiência de certos nutrientes e com isso, surgem diversos problemas e este causam vários malefícios para a nossa saúde, sendo eles:

  • Aumento das cetonas urinárias;
  • Colesterol sanguíneo alto;
  • Redução na concentração de hormônios tiroidianos ativos;
  • Diminui débito cardíaco;
  • Redução do potássio corporal;
  • Intolerância ao ambiente frio;
  • Fadiga;
  • Queda de cabelo;
  • Pele seca, constipação ou diarreia;
  • Flacidez, tontura, unhas fracas e tontura.

Estes são alguns efeitos que geram complicações para a nossa saúde como o surgimento de gota, desenvolvimento de doenças cardiovasculares, causar falta de disposição e outros efeitos deste tipo.

Por isso não devemos ter uma mudança brusca em nossa alimentação e esta prática deve ser feita apenas com o acompanhamento de um nutricionista para que não haja problemas futuros.

riscos das dietas da moda

Alimentação saudável não é restrição:

Diversas pessoas pensam que se alimentar de forma saudável é a mesma coisa de ter uma dieta restritiva e esta é uma ideia totalmente errada quando se trata de se alimentar corretamente e com saúde.

Para que consigamos ter uma melhor alimentação nem sempre precisamos tirar alimentos de nosso cardápio diário, muitas vezes temos que fazer o oposto disto e adicionar alimentos mais saudáveis em nossa rotina, como este a seguir:

  • Carnes:

Aqui se encaixam as carnes brancas, como peixes, frango e outras carnes do tipo. Estas são melhores do que as vermelhas normalmente. O excesso no consumo da carne vermelha pode trazer o aumento de gordura no corpo;

  • Legumes:

Um dos riscos das dietas da moda é cortar os estes alimentos, mas estes trazem muita saúde para a nossa vida. Alimentos como espinafre, cenoura, brócolis, alho, tomate, gengibre e alface também compõem uma alimentação saudável;

  • Frutas:

Comer frutas é importante para emagrecer e para ter mais saúde no geral, mas não para emagrecer não podemos exagerar nelas, frutas como maçã, melancia, manga, cereja, banana, laranja, uva, goiaba, limão e morango podem ser ótimas para a saúde;

  • Beber água:

Estima-se que um humano adulto precisa beber 2 litros de água por dia e se você busca emagrecer, beba mais água durante o seu dia, ela te ajuda a ter mais saciedade e isto ajuda muito na saúde de nossos órgãos internos;

  • Não comer doces:

Não consumir este tipo de alimento pode facilitar bastante o nosso emagrecimento porque os mesmos possuem diversos compostos que nos faz engordar com o consumo dos mesmos, por isso é importante que fiquemos longe deles.

riscos das dietas da moda

Emagrecer não é comer menos:

Diferente da ideia que muitos tem sobre o emagrecimento, o mesmo não se dá apenas quando comemos menos ou deixamos de comer alguns alimentos. Para que tenhamos resultados, precisamos ter controle das taxas de proteínas e carboidratos.

Por isso se faz necessária a consulta a um nutricionista profissional, assim conseguimos emagrecer de maneira totalmente segura, sem que corramos qualquer um dos riscos das dietas da moda.

Controlar a sua alimentação e adotar uma alimentação mais saudável é a chave do emagrecimento. Muitas pessoas comem comidas gordurosas o dia inteiro e não praticam nenhum tipo de atividade física e por isso não emagrecem.

riscos das dietas da moda

Exercícios são importantes:

Com uma boa alimentação, tudo o que falta é um pouco de exercícios para que consigamos atingir um emagrecimento totalmente seguro com o tempo, por isso esta prática é faz muito bem para a nossa saúde e ajuda no emagrecimento.

Fique livre para pesquisar exercícios na internet e caso nunca tenha praticado qualquer tipo de atividade física, opte pelas atividades aeróbicas porque estas também são ótimas formas de perder peso e melhorar a sua saúde.

Vale ressaltar que praticar atividades físicas não é apenas para que tenhamos um corpo mais bonito e que fiquemos livre dos riscos das dietas da moda, é importante para que tenhamos uma melhor saúde em geral, por isso diversas pessoas praticam os mesmos.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *