Você sabe quanto tempo uma empresa demora para contratar o funcionário ideal? De acordo com pesquisas da Yandex, cerca de 84,2% dos times de recrutamento levam em média, 15 a 60 dias em cada processo seletivo, para finalmente, encontrarem aquele candidato que acreditam ser mais adequado para o trabalho. 

 

Nesse meio tempo, o seu negócio que vende imã de ferrite fica desfalcado, podendo perder dinheiro e até mesmo gastar durante todo o processo, acarretando possíveis prejuízos, além é claro, de sempre correr o risco do recrutamento ocorrer da forma errada e acabar contratando um colaborador que não seja aquilo que você esperava. 

 

Por este motivo, o recrutamento de uma empresa acaba sendo algo tão importante e difícil de ser realizado, analisar currículos, conferir históricos, lidar com uma alta demanda de pessoas, fazer entrevistas, todas essas são tarefas complicadas, e que precisam ser realizadas de forma minuciosa e assertiva. 

 

Para isso existe uma estratégia que chama Pipeline de talentos, esse é um conceito relativamente novo porém extremamente eficaz que pode te ajudar bastante a alcançar sucesso na fase de recrutamento, bora conhecer mais sobre ele? Então vem com a gente que vamos te explicar tudo!

 

O que significa o Pipeline de talentos?

 

O Pipeline de talentos se trata de um enorme banco de dados, onde todas as informações sobre os candidatos ficam armazenadas, registrados e gerenciados, separando as pessoas que realmente possuem habilidades e perfis exigidos para as vagas solicitadas pelas empresas. 

 

Dentro dessa plataforma, é possível avaliar e analisar os candidatos considerados mais aptos, otimizando a procura, e alcançando resultados com mais assertividade e precisão. O grande propósito dessa ferramenta, é filtrar e identificar os melhores candidatos para determinadas vagas. 

 

Mas, ele também serve para nutrir o relacionamento com aquelas pessoas que acabaram não sendo aprovadas ou que foram descartadas em outros processos seletivos, nutrindo uma espécie de contato constante para que, na hora que a vaga abrir, já tenha algumas pessoas pré-selecionadas, sem a necessidade de começar tudo do zero.

 

O Pipeline de talentos é uma das melhores plataformas para a sua empresa de tubo flexível, por exemplo, que está procurando um novo candidato e precisa de alguém que cumpra os requisitos e de forma rápida.

 

Como essa estratégia funciona?

 

Para aplicar o Pipeline dentro da sua empresa, é preciso seguir uma série de passos que irão colocar essa estratégia em prática, bora conferir quais são? Então vamos lá!

 

Identifique suas metas e quais posições precisam do Pipeline de talentos

 

O primeiro passo para que o Pipeline de talentos seja efetivo na sua empresa, é identificar quais são suas metas e quais cargos precisam que essa estratégia seja utilizada. Verifique dentro do seu negócio, as vagas que possuem um maior índice de rotatividade, ou se algum de seus colaboradores irá se aposentar ou pretende sair da empresa. 

 

Veja também, o setor que mais cresce e possa precisar ser expandido, seja minucioso e trace exatamente, as posições mais carentes e que necessitam de uma atenção especial do Pipeline de talentos. 

 

Conheça o candidato ideal e preencha seu Pipeline

 

Depois de identificar suas metas e definir as potenciais vagas, comece a traçar um perfil do candidato ideal, ou seja, encontre características e pré-requisitos de pessoas que, provavelmente, seriam aprovadas dentro da sua empresa. Seja detalhista, confira os currículos em seu banco de dados e comece a pesquisar um modelo padrão do seu candidato ideal. 

 

Ao definir essa pessoa, comece a preencher seu Pipeline de acordo com o perfil separado, confira opções em processos seletivos passados, networking, trabalhe conosco, campanhas de atração de talentos e plataformas de emprego. Faça uma peneira em todos os currículos que você tiver disponível, e filtre justamente, aqueles que mais interessam para sua empresa de catalisador para tinta. 

 

Engaje o Pipeline

 

Com seu Pipeline de talentos já criado, é hora de começar a engajar essa ferramenta, afinal, o objetivo principal não é se limitar a apenas ter o contato das pessoas, e sim construir um relacionamento com quem está presente no seu Pipeline. 

 

Envie conteúdos, mantenha um contato frequente,e busque criar uma conexão, quanto mais engajadas as pessoas estiverem, mais fácil será na hora de realizar um novo processo seletivo. 

 

Agora conte para a gente nos comentários abaixo, o que achou do texto? Gostou? Então não se esqueça de compartilhar com seus amigos e nas redes sociais, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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