Você já deve ter ouvido falar sobre o psyllium, de quem sabe até já tenha consumido, mas será que você sabe quais os benefícios do psyllium para o seu organismo?

O psyllium pode ser consumido de diversas formas e também pode ser utilizado como complemento de vários pratos. Seu consumo não possui restrições.

O ideal é que seja consumido em quantidades moderadas, para evitar possíveis efeitos adversos e danos aos usuários.

psyllium

O que é o psyllium?

Extraído da casca de sementes de uma planta de nome Plantago Ovata, o psyllium é considerado uma fibra solúvel. Sua casca é usada em remédios naturais e tem características similares às do trigo e da aveia.

Quando entra em contato com outros líquidos, ele é tem a capacidade de aumentar seu tamanho em até 20 vezes, já que possui a capacidade de absorver bastante água.

Importante regulador intestinal.

Por conta disso, o psyllium é considerado um excelente aliado na regulação da atividade intestinal, pois consegue aumentar a umidade e volume das vezes, estimulando também os movimentos peristálticos do intestino.

É capaz também de regular a pressão arterial, controlar a glicemia e o colesterol, além de aumentar a sensação de saciedade, ajudando muito nos programas direcionados ao emagrecimento.

Consumo de forma versátil

O psyllium pode ser consumido como farelo ou em pó, sendo o ideal que seja consumido com bastante água, para que seu efeito seja potencializado.

A indicação de consumo é para se tomar antes das refeições, pelo menos 30 minutos, com água. Assim, ele vai se expandir no seu estômago, auxiliando na saciedade. Por consequência, você vai comer menos.

Se seu foco é melhorar a regulação intestinal, deve-se consumir em jejum, logo pela manhã.

É possível encontrar o psyllium no formato de cápsula, podendo ser consumidas até 8 cápsulas por dia.

E, o mais importante, beber pelo menos 2 litros de água durante o dia. O líquido será um importante aliado na construção dos resultados pelo consumo do psyllium.

Propriedades são benéficas para a saúde

Estudos já comprovaram que o psyllium é benéfico no tratamento de pessoas com a síndrome do intestino irritável e também para quem tem constipação.

A quantidade de fibras em sua composição chega a ser de até 80%. O consumo diário do psyllium também pode melhorar a flora intestinal por possuir fibras solúveis e insolúveis.

Existem também pesquisas que mostram uma importante redução dos ataques cardíacos em usuários de alimentos ricos em fibras, principalmente o psyllium.

Atuante na promoção de níveis saudáveis de triglicerídeos e colesterol, e também seu consumo diário é capaz de reduzir problemas de doenças coronarianas em até 12%.

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Contraindicações

Um dos principais efeitos contrários do psyllium é o aumento excessivo de gases, redução do apetite e sensação de estufamento no estômago.

Não é indicado para crianças menores de 6 anos e nem quem tenha hipersensibilidade intestinal. Gestantes devem sempre procurar orientação médica antes do uso.

Podemos verificar que o uso do psyllium traz benefícios variados ao organismo e pode ser utilizado para diversos fins.

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